sexta-feira, 13 de novembro de 2009

13 de novembro - Dia da Gentileza

Por: Brenda Maria - 5º D
Dedicado para a Prof.ª Maria Angélica

Gentileza é educação
Gentileza é compreensão
Aquele que é gentil
Tem amor próprio
No coração...

Nem tudo ocorre conforme planejamos;
Por isso acho que não tens nenhum motivo para
Que te entregues às derrotas; sorri, a vida é.
Linda...

Conte seu jardim pelas flores
Nunca pelas folhas caídas
Verá cada minuto de sua vida,
Como se fosse viver eternamente.
E não conte a hora pelos ponteiros romanos
Mas sim pelo seu coração...

No parque há muitos animais,
Alguns até em extinção.
O que mais admiro neles
É o exemplo de união...


Falando um pouco da prova Brasil


Por: Matheus Parreira Garcia - 5º C e Caroline Pereira Nery - 5º D

A prova Brasil não vale nota para nos passarmos de ano, mas só porque não vale nota nós não temos que fazer a prova tudo mal feita. A prova Brasil é uma prova que vem do SIMAVE, o significado da palavra SIMAVE é Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública.
Eu li no Portal da Secretaria de Estado de Educação de Minas que “a rede pública de ensino de Minas tem posição consolidada entre os demais estados do Brasil nas avaliações nacionais. Os resultados quase sempre colocam Minas entre os três primeiros lugares, com destaque para o 5º ano, antiga 4ª série do ensino fundamental, que no ranking brasileiro está sempre em primeiro ou segundo lugar. Minas é o único estado que oferece ensino fundamental dentre nove anos nas escolas públicas estaduais e municipais em 100% dos municípios. Todas as escolas públicas receberão o material de orientação da prova Brasil, que será aplicada de 09 a 27 de novembro deste ano de 2009”.
Eu acho que a prova Brasil é uma prova que serve para o professor avaliar o nível do aluno. O intuito é avaliar e conhecer o sistema educacional brasileiro com profundidade. "A Prova Brasil possui um grande objetivo: avaliar como anda o direito de aprender dos alunos em cada escola, município, estado e no País.A Prova Brasil é um exame que busca avaliar o sistema público de ensino do país. Criada em 2005 para complementar a avaliação proposta pelo Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), teve sua primeira aplicação em 2007. Sua 3ª edição acontecerá entre os dias 19 e 30 de outubro de 2009. A novidade deste ano é que a prova abrange escolas da zona rural pela primeira vez. Durante estes dias, cerca de 6 milhões de estudantes testarão seus conhecimentos em matemática e língua portuguesa. As questões são elaboradas com base nas propostas curriculares estaduais e municipais e nos Parâmetros Curriculares Nacionais,(diretrizes elaboradas por disciplina pelo Governo Federal para orientar o conteúdo trabalhado nas escolas do país). A prova é dividida em dois blocos de cada disciplina. Ao contrário do que muitos pensam, a Prova Brasil não se preocupa em avaliar o aluno individualmente, e sim o sistema de ensino de cada escola, promovendo um balanço da situação educacional no país. A prova, aplicada em alunos do primeiro e último ano do Ensino Fundamental, não engloba todo o conteúdo do currículo escolar, mas sim as competências que alunos das faixas etárias em questão devem dominar. Como o intuito das provas não é o de avaliar os alunos, não há boletim individual de desempenho para a Prova Brasil e Saeb. As notas serão dadas às escolas, às redes (municipal, estadual e federal) e aos sistemas (público e privado).
A aluna Caroline do 5º ano D fez Prova Brasil e deu o seguinte depoimento:
"Nos dias 10 e 12 de novembro de 2009 fizemos duas provas uma em cada dia, a prova do dia 10 foi muito fácil por que era de português e nós estudamos bastante português no primeiro quadrimestre por isso nós fomos muito bem, pelo que eu sei. Já no dia 12 foi mais difícil, era a prova de matemática, e nossa sala está precisando muito melhorar em matemática, portanto, foi muito difícil, mas acho que está bom, a maioria da sala foi muito boa nas duas provas!"

Referências:
Quer saber mais visite esses site:
http://provabrasil.inep.gov.br/
http://educarparacrescer.abril.com.br/indicadores/guia-prova-brasil-500108.shtml

Refletindo sobre o Racismo


Por: Gabriel Nunes Oliveira e Mikaelly Pereira da Silva - 5º D

“Homem - ser livre, pensador,
Idealizador de sonhos
Cidadão do mundo.
Criador de amor” (Alaíde Santos)

Preconceito é rejeição, desprezo, idéia de superioridade. Em muitos momentos, atitudes preconceituosas são presenciadas em nossa sociedade. Certas atitudes de preconceito são causadas muitas vezes pela cor da pele das pessoas, o ser humano independente de cor não merece ser rejeitado ou desprezado.
Às vezes quando chegamos em um estabelecimento comercial, podemos ver preconceito com pessoas mal vestidas e que não parecem ser ricas, as pessoas são humilhadas somente porque não tem muito dinheiro. As pessoas que sofrem com o racismo são humilhadas pelo seu jeito de ser.
A Escola Municipal Boa Vista elaborou um projeto sobre o racismo e nossa turma: 5º D, juntamente com nossa professora Maria Angélica Manna Teixeira está participando com muito entusiasmo do Projeto: “Descobrindo raízes: a África está em nós.”

O aniversário da escola de 29 anos


Por: Kauanny Riliry Alves de Souza

Neste ano a Escola Municipal Boa Vista completou 29 anos.
Minha mãe diz que a escola era feita de madeira pintada de azul quando era criança.
Mas depois ela sofreu uma transformação de tábua a tijolo em fevereiro de 2000 de acordo com a informação disponível no site da página da escola.
Muita gente já estudou nela e principalmente a minha família, minha mãe e seus irmãos e hoje eu e meus primos estudamos aqui.
Hoje eu acho que ela esta muito melhor para estudar porque ela ainda vem passando por melhorias, temos um laboratório de informática, temos o AEE, temos o ADA. Além disso, todo mundo adora a nossa escola! Eu, principalmente...

Eu desejo um feliz aniversário minha escola! Que ela esteja sempre melhor!!!

Feliz aniversario você merece!

Jogos Escolares Municipais – JEMU


Por: Mateus de Oliveira Francino - 5º D

Desde o primeiro dia do campeonato, em 12 de setembro, ficamos muitos ansiosos. No começo do jogo achamos que íamos perder, mas no final ganhamos de 7 a 1, jogamos contra a escola Maria Leonor o local do jogo foi a quadra da Escola Domingos Pimentel.
No segundo jogo, fizemos uma marcação foi muito boa, mas no segundo tempo ficamos empatados 1 a 1, ficamos preocupados e viramos o jogo de 5 a 1, jogamos contra a escola Iracy, dia19 de setembro, e o local foi o UTC.
No terceiro jogo foi muito fácil, e no começo fizemos 1 gol, no segundo tempo mais 6 gols, e ganhamos de 7 a 4, jogamos contra a escola Irene Monteiro Jorge no dia 20 de setembro, e o local do jogo foi na Escola Municipal Afrânio.
O quarto jogo foi bastante calmo, no começo estávamos perdendo de 0 a 3, e viramos o jogo para 7 a 6, jogamos contra a escola Irene Monteiro Jorge no dia 27 de setembro, e o local do jogo foi o UTC
Na final, fomos para o jogo bastante ansiosos quando chegamos lá , jogamos muito bem e no primeiro tempo fizemos 2 gols ,e no segundo tempo fizemos mais 2 gols , e ganhamos de 4 a 2 . e o local do jogo foi no UTC. No final recebemos as medalhas de ouro, e comemoramos a nossa vitória!
Os nomes dos vencedores são: Mateus, Iago, Kevin, Paulo, Renilton, Filipe, Altayr, Gentil, Carlos Eduardo e Carlinhos.

Quem não conhece o Monteiro Lobato?


Por Giovanna - 5º C

Eu, Giovanna e as minhas amigas, Kauanny, Aline, Larissa e Emily e o meu amigo Matheus Parreira fizemos um teatro sobre Monteiro Lobato e 6 salas da Escola Municipal Boa Vista foram nos ver apresentar e foi muito bonito. A professora Marli emprestou as roupas dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo e algumas flores.
E se você quiser saber mais sobre Monteiro Lobato você pode ler algum livro dele.
Um de seus livros mais importantes foi Narizinho Arrebitado e o livro que fez mais sucesso foi o livro sitio do Pica-Pau Amarelo.
E ele sempre será nosso ídolo dos livros.Ele nasceu em Taubaté São Paulo,o nome do pai de Monteiro Lobato é Jose Renato Monteiro Lobato e a mãe dele se chama Olímpia Augusta Monteiro Lobato,mas em 1893 o autor preferiu adotar o nome do pai só pra usar uma bengala com as siglas J.R.M.L.
Quer saber mais sobre Monteiro Lobato, visite esse site: http://lobato.globo.com/index.asp

Aprender a filosofar

Por:Eryck Ferreira da Silva Oliveira 5ºC

A gente tem que aprender a filosofar
A primeira coisa é ir para a escola
A segunda é participar
Porque qualquer palavra
Vai te fazer errar

Só nas quartas-feiras que a professora Welizângela vai estar
O que aconteceu naquela aula você me contou
O que é filosofar quase você errou
Aquela palavra é difícil de acertar
Porque tem aquelas letras que são difíceis de usar

Você sabe filosofar?
Quero saber também
É fácil de aprender
Meus amigos querem também

Me ensinam e aprendem
A filosofar agora
Aprendem o que é isso e
Depois vão embora

Um dia de maldade

Por:Eryck Ferreira da Silva Oliveira 5ºC

Era uma vez, um homem muito bom.
Ele estava querendo arrumar um servo para ele,
Um dia, ele encontrou uma pessoa muito má para servi-lo.
Então o homem bom resolveu pedir ao servo que lhe trouxesse muita comida.
De repente, o servo cansado de servir a seu mestre resolveu colocar veneno no seu chá.
E então quando ele foi beber o chá caiu duro de morto no chão, o ex-servo agora é o mestre e não obedecerá ninguém na sua vida.