sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Falando um pouco da prova Brasil


Por: Matheus Parreira Garcia - 5º C e Caroline Pereira Nery - 5º D

A prova Brasil não vale nota para nos passarmos de ano, mas só porque não vale nota nós não temos que fazer a prova tudo mal feita. A prova Brasil é uma prova que vem do SIMAVE, o significado da palavra SIMAVE é Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública.
Eu li no Portal da Secretaria de Estado de Educação de Minas que “a rede pública de ensino de Minas tem posição consolidada entre os demais estados do Brasil nas avaliações nacionais. Os resultados quase sempre colocam Minas entre os três primeiros lugares, com destaque para o 5º ano, antiga 4ª série do ensino fundamental, que no ranking brasileiro está sempre em primeiro ou segundo lugar. Minas é o único estado que oferece ensino fundamental dentre nove anos nas escolas públicas estaduais e municipais em 100% dos municípios. Todas as escolas públicas receberão o material de orientação da prova Brasil, que será aplicada de 09 a 27 de novembro deste ano de 2009”.
Eu acho que a prova Brasil é uma prova que serve para o professor avaliar o nível do aluno. O intuito é avaliar e conhecer o sistema educacional brasileiro com profundidade. "A Prova Brasil possui um grande objetivo: avaliar como anda o direito de aprender dos alunos em cada escola, município, estado e no País.A Prova Brasil é um exame que busca avaliar o sistema público de ensino do país. Criada em 2005 para complementar a avaliação proposta pelo Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), teve sua primeira aplicação em 2007. Sua 3ª edição acontecerá entre os dias 19 e 30 de outubro de 2009. A novidade deste ano é que a prova abrange escolas da zona rural pela primeira vez. Durante estes dias, cerca de 6 milhões de estudantes testarão seus conhecimentos em matemática e língua portuguesa. As questões são elaboradas com base nas propostas curriculares estaduais e municipais e nos Parâmetros Curriculares Nacionais,(diretrizes elaboradas por disciplina pelo Governo Federal para orientar o conteúdo trabalhado nas escolas do país). A prova é dividida em dois blocos de cada disciplina. Ao contrário do que muitos pensam, a Prova Brasil não se preocupa em avaliar o aluno individualmente, e sim o sistema de ensino de cada escola, promovendo um balanço da situação educacional no país. A prova, aplicada em alunos do primeiro e último ano do Ensino Fundamental, não engloba todo o conteúdo do currículo escolar, mas sim as competências que alunos das faixas etárias em questão devem dominar. Como o intuito das provas não é o de avaliar os alunos, não há boletim individual de desempenho para a Prova Brasil e Saeb. As notas serão dadas às escolas, às redes (municipal, estadual e federal) e aos sistemas (público e privado).
A aluna Caroline do 5º ano D fez Prova Brasil e deu o seguinte depoimento:
"Nos dias 10 e 12 de novembro de 2009 fizemos duas provas uma em cada dia, a prova do dia 10 foi muito fácil por que era de português e nós estudamos bastante português no primeiro quadrimestre por isso nós fomos muito bem, pelo que eu sei. Já no dia 12 foi mais difícil, era a prova de matemática, e nossa sala está precisando muito melhorar em matemática, portanto, foi muito difícil, mas acho que está bom, a maioria da sala foi muito boa nas duas provas!"

Referências:
Quer saber mais visite esses site:
http://provabrasil.inep.gov.br/
http://educarparacrescer.abril.com.br/indicadores/guia-prova-brasil-500108.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário