terça-feira, 8 de junho de 2010

HISTÓRIA DE FAMÍLIA

Por Dândalo Marques Ribeiro Neto - 5º C
Sob orientação da mãe Angela Lacerda Maia

Meu avô chamava-se Dândalo Marques Ribeiro, pertencia a uma família circense cujo nome artístico era “Família Tangará”, eles foram os introdutores do Trapézio voador no Brasil.
Em meados dos anos 40, meu avô que era filho de um dono de circo, conheceu uma jovem na cidade de Araxá, chamada Alice Maria Sanches, os dois se apaixonaram e se casaram. Minha avó abandonou a vida na cidade para viver no circo tornando-se artista circense e logo vieram os filhos: Dândalo Marques Ribeiro Júnior (meu pai), Maria Deli Marques Ribeiro e Humberto Marques Ribeiro( meus tios).
Meu avô era trapezista junto com seus irmãos. Um dia, por volta do ano de 1955, ele estava apresentando o seu número aéreo quando houve um acidente, meu avô não conseguiu completar o seu salto com perfeição para alcançar a mão do aparador, ele caiu de mau jeito na rede de proteção que o projetou ao chão, foi então que meu avô faleceu.
Meu pai era muito pequeno, mas recorda-se da grande perda e prometeu a si mesmo que quando tivesse um filho homem, faria uma homenagem dando a ele o nome do seu pai.
O tempo passou, meu pai cresceu e aprendeu a arte circense, foi trapezista, equilibrista, piloto do globo da morte, mas o que ele mais gostava era de pintar o rosto e transformar-se no palhaço Xibiu.
Alguns anos mais tarde o meu pai casou-se com uma moça do circo e desta união nasceram minhas irmãs: Mirían, Patrícia e Carol.
Durante um tempo, meu pai afastou-se dos picadeiros e veio morar em Uberlândia, onde cresceram as minhas irmãs. Ele acabou se separando e resolveu voltar a viver no circo, foi então que conheceu a minha mãe, Angela Lacerda Maia, que assim como minha avó, não era de circo, morava em Belo Horizonte e abandou a vida na cidade em nome de um grande amor. Casou-se com meu pai e foi viver ao lado dele no circo.
Minha mãe tinha um filho do seu primeiro casamento que se chama Matheus.
Os anos se passaram e minha mãe engravidou. Meu pai então pode realizar a sua promessa e batizou-me com o nome de Dândalo Marques Ribeiro Neto. Eu nasci no dia 18 de agosto de 2000, quando o circo estava em Vila Velha no estado do Espírito Santo, meu pai não se cansa de dizer que eu sou seu sonho que se tornou realidade.
Depois do meu nascimento, os meus pais ainda viveram algum tempo no circo, mas meu pai decidiu fixar moradia em Uberlândia novamente para que eu pudesse estudar.
Hoje meus pais trabalham em empresas nesta cidade e eu estudo na escola Municipal Boa Vista, tenho muito orgulho da minha origem circense, espero que o futuro me reserve muitas coisas boas e que eu possa dar continuidade a minha vida fazendo uma bela história, assim como meus avós e pais fizeram.

Fonte:
Texto escrito com a ajuda da mãe Angela Lacerda Maia
Todas as fotos foram gentilmente cedidas pela família do aluno Dândalo Marques Ribeiro Neto

Um comentário:

  1. Dândalo podemos depois sentar e complementaR AINDA A SUA HISTÓRIA QUE DE UMA CERTA FORMA EU FAÇO PARTE,POIS O SEU PAI XIBIU LÁ EM CANAPOLIS CHAMAVA A MINHA MÃE DE TIA,MINHA MÃE SE CHAMAVA VANDA.

    ResponderExcluir