terça-feira, 8 de junho de 2010

O QUE É ÍNDIO?


Por: Marcos Felipe Belisário Costa

O índio não é o que pensam: preguiçoso, que quer tudo na mão sem trabalho nem nada. È muito pelo contrário, o índio trabalha muito para conseguir o que ele tem. Existe mais de 200 tribos espalhadas pelo Brasil, e nelas Tupi, Guarani, Xavante, etc... Contando com todas essas tribos os índios falam mais de 180 línguas tirando o português.
Os índios estão sofrendo muitos preconceitos, estão maltratando os índios.
Alguns povos indígenas cultivam mandioca, milho, feijão, batata, doce e amendoim.
Os povos indígenas sofrem muito desde a chegada dos portugueses no Brasil, estão lutando muito para conseguirem viver nas suas terras. Mas mesmo sofrendo muito, vivem felizes com a sua cultura: dança, caça, pesca cultivo...
Os índios antes não podiam falar a sua própria língua, pois povos não indígenas diziam que a língua deles eram feias e ruins. E que só o português era bonito.
A maioria dos povos indígenas moram em aldeias. Existem algumas tribos que moram em uma só casa, com capacidade de 30 a 80 índios, mas também existem tribos que vivem em cada família numa casa.
Os índios estão perdendo a sua cultura, a oca deles são feitas de materiais quase iguais as nossas, estão vestindo roupas como nós.
Várias pessoas acham que quando uma pessoa nasce e vai para as cidades e se forma em medicina e vira um médico, as pessoas acham que deixa de ser índio, mas não, quem nasce índio morre índio!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário